sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

TV como entretenimento infantil

Por Daniela Xavier Bastos

A televisão tem o poder de fixar nossa atenção de uma maneira incrível, É através dela que podemos sonhar e, muitas vezes, projetadar esses sonhos em algum personagem da telinha. Essa identificação também ocorre quando se é criança, ao assistir programas infantis e desenhos animados, onde nossos super-heróis têm todos os “super poderes” que sonhamos em ter.

Quando se é adulto isso ocorre com personagens de novelas, que na ficção tem uma vida parecida com a nossa e nos mostram que os nossos problemas não são apenas nossos, e sim da sociedade. Na infância essa identificação acontece através de um personagem preferido. Assim é comum uma criança sonhar em voar como super homem ou conseguir as teias do homem aranha para pular de um lado para outro.

Para alguns pais deixar a criança em frente ao televisor é uma ótima opção, assim sobra tempo para realizarem as atividades do dia-a-dia. Segundo a Pedagoga Débora Jacobsen, o momento que a criança assiste TV, o programa que ela está olhando deve ser monitorado pelos pais. “Acredito que a TV, como qualquer outro meio de comunicação, deva ser utilizado de maneira crítica e com acompanhamento dos pais, pois dependendo do tipo de programa assistido pela criança pode gerar problemas, independente da quantidade de tempo que a criança permanece em frente à televisão”. Débora Jacobsen ressalta que muito do comportamento agressivo apresentado por algumas crianças nas escolas seja inspirado em desenhos e filmes, que assistem na televisão.

Desenhos animados com cenas de luta e briga entre os personagens são os mais lembrados entre as crianças, principalmente no recreio da escola. Questionada se a relação das crianças com esses desenhos pode instigar a violência, a professora da primeira série do ensino fundamental, Tatiane Oliveira, ressalta: "não acredito que os desenhos violentos tenham todo este poder. É comum eles brincarem de “lutinhas” com as personagens dos desenhos, porém quando acaba a brincadeira este comportamento violento não extrapola para as demais áreas. Identifico mais cenas de violência entre as crianças quando de alguma forma estão sendo expostos a algum tipo de negligência familiar”.

Ao contrário, Débora Jacobsen acredita que a criança se identifique com os desenhos devido à força que exercem no seu imaginário. E argumenta: "ela passa a vivênciar as histórias trazidas nestes desenhos”. Para a professora do ensino fundamental há uma carência em programas educativos na televisão brasileira. Para ela este espaço deve ser preenchido com momentos de lazer e de cultura entre a criança e seus familiares. "Acho válido o pai que leva o seu filho no teatro infantil, assim como os momentos de leitura para as crianças.Também penso que se a televisão não consegue oferecer programas educativos, os familiares e as escolas devem proporcionar este espaço de inserção da criança à cultura”. A professora considera que a programação de TV é muito parecida em todos os canais. Sugere que os apresentadores sejam crianças, e que, além de adicionar programas variados que incluam ciências e artes, se mantenham os desenhos de “lutinhas”, pois "é algo que as crianças gostam e não tem porque retirar”.

Dessa forma, é possível concluir que nem tudo que está direcionado às crianças na televisão tem algum valor educativo. É necessário atenção e acompanhamento dos pais quando a criança assume o papel de telespectadora.

Por Amanda Porterolla


Pratos bonitos e saudáveis

Por Rodrigo Pires

Termina a primavera. Chega o verão. Estação muito esperada por uma grande parcela da sociedade que vê nessa estação quente, oportunidades de moldar o corpo, se alimentar melhor e mais, vêem no verão a chance de se ter uma vida melhor. Isso devido ao cuidado com o corpo e saúde, já que sol, praia e piscinas deixam à mostra a silhueta das pessoas. Mas é bom lembrar que não há alimentação mágica. Tudo tem que ser levado com tempo e paciência.

Algumas saladas, carnes brancas e até vermelhas são sim bem vindas ao paladar humano e a sua dieta. Sim, dieta. Pois existem mais de um tipo de dieta. Dietas para emagrecimento e as dietas de engorda e manutenção do corpo. Para esse verão que vem chegando e promete ser muito quente o 1º cozinheiro Frederico Muller, posto que antecede ao Chef, dá boas dicas de como ter uma alimentação saudável e saborosa.

Com o cardápio assinado pelo Chef Jorge Nascimento, o restaurante “Quincho” traz pratos da culinária gaúcha. Entre eles, Frederico Muller aponta alguns como pratos saudáveis e com uma boa receptividade dos clientes do restaurante. Um deles é o Carpaccio com rúculas. Prato leve, muito saboroso e que serve para uma boa entrada ou então para satisfazer aos que não comem muito. Há também o prato que vem um salmão ao molho de mel e mostarda, junto com risoto de espinafre. O molho de mel e mostarda é levemente forte, contrastando com o sabor leve do salmão. Esse segundo o 1º cozinheiro do “Quinchos” Frederico Muller , é um dos truques da culinária. Mexer com os diferentes sabores, deixando que o paladar de cada um que tire suas conclusões. No restaurante que ainda serve massas, saladas, a carne vem como carro chefe, algo comum tratando de culinária gaúcha.

E pratos gostosos e com um visual bonito também fazem parte do cardápio. O Hackpeter é um deles. Ele vem com a gema do ovo acima do file cru. Ao redor, há mostarda, salsinha, cebola e alcaparra. Para Frederico, esse é um dos pratos mais saborosos do local. “Esse prato com um conhaque e azeite de oliva, para cozinhar o filé fica muito bom. Depois de levemente cozido, ele pode ser degustado assim no prato, ou então com pão”, afirma Muller.
Há quatro meses no mercado, o restaurante “Quincho” já vem sendo elogiado por clientes. Com ambiente confortável, em uma zona nobre da cidade de Porto Alegre, ele fica aberto de segunda a sábado, das 19h 30min até as 23 h.

Vale a pena conferir esse local de belos pratos e onde pode-se comer e manter-se saudável pro verão. Quem garante isso são os clientes e o cardápio do Chef Jorge Nascimento.

Restaurante Quincho
Rua: Pedro Chaves Barcelos, nº 651
Fone: 3331-0302
www.quincho.com.br
Porto Alegre - RS
Por Amanda Porterolla


A moda agora é reinventar

Por Eliane Costa

Customizar é um verbo que, até pouco tempo, não existia na língua portuguesa, mas que agora virou figurinha carimbada no mundo da moda. “A customização surgiu como uma excelente forma de reaproveitar e reinventar o que já se têm no armário, proporcionando economia e criatividade ao seu look”, explica a consultora de moda Bia Kawasaki.. Para ela é fundamental o bom gosto para se transformar uma peça antiga em outra nova e, principalmente, mais bonita. “É fundamental pesquisar tendências e verificar o que os outros já fizeram, o que deu certo e o que não deu”, ensina.

A estudante Rosana Rodrigues aderiu a essa prática e acredita que a customização é uma forma de preservar o meio ambiente. “Devemos fugir do consumismo exacerbado que tomou conta do mundo. Reciclando uma peça de roupa eu estou contribuindo para a preservação do planeta”, explica a consciente Rosana.

Para a estudante, além da preservação, o principal benefício da customização é a oportunidade de possuir uma peça personalizada e fugir da padronização da moda. Já para a consultora Bia, a economia é um dos principais benefícios da customização, mas destaca a diversão como um atrativo a mais: “É muito legal poder se tornar uma estilista por um dia”.
Para que nada prejudique essa diversão e o resultado final do trabalho, Bia aconselha tomar certos cuidados. Confira algumas dicas:

· Se você não tem a menor noção de modelagem ou de costura, melhor aprender antes de colocar a mão na massa ou então outorgar esta função para um especialista.
· Se for utilizar o trabalho de algum profissional, a consultora aconselha que na primeira vez, o serviço seja testado com uma única peça. É preciso que detalhes como acabamento impecável, durabilidade do serviço prestado e caimento perfeito estejam garantidos.
· Pesquise diferentes tipos de materiais, desta forma poderá por em prática sua criatividade de forma original e moderna.
· Customização não quer dizer deixar suas roupas com cara de peças retalhadas como as toalhas da mesa de uma cozinha. Transforme suas roupas antigas em peças mais bonitas e mais sofisticadas ou então melhor deixá-las como estão. A consultora explica que já acompanhou muitos resultados insatisfatórios e deselegantes.


Por Amanda Porterolla



Erny Henning, um papai noel de verdade

Por Marluci Stein

Há sete anos no shopping Iguatemi Porto Alegre, Erny Henning, de 78 anos, considera-se o verdadeiro Papai Noel. "Os outros são apenas meus ajudantes", brinca ele. O Bom Velhinho, que atende mais de 500 crianças todos os dias, já recebeu pedidos que vão desde o tradicional carrinho de brinquedo, até um elefante de verdade. E as suas longas e verdadeiras barbas brancas já atravessaram fronteiras. Em uma de suas visitas à filha Ingrid, em Nova Iorque, foi convidado para ser o Papai Noel da tradicional loja de brinquedos Fao Schwarz, mas, para tristeza dos norte-americanos, negou o pedido alegando que o seu chão é o Brasil.

Pravariar - Quais são as características essenciais do Bom Velhinho?
Erny Henning - Papai Noel - Primeiramente, a longa e verdadeira barba branca. E como o Papai Noel é um ídolo das crianças, precisa gostar de conversar com elas e o mais importante, ser apaixonado pelo que faz.

Pravariar - Qual foi o pedido mais emocionante que já recebeu?
Papai Noel - Uma vez pedi a dois irmãos que me escrevessem uma cartinha. Eles ainda não sabiam escrever, então disse para eles pedirem aos pais. Os meninos disseram que os pais não os amavam mais e que eles moravam com a avó. Ela contou que os pais haviam abandonado os irmãos. Minha esposa e eu compramos presentes para as crianças e na noite de Natal fomos na casa deles. Os avós, as crianças e nós chorávamos. Há também pedidos de crianças que perderam seus pais e os pedem de volta.

Pravariar - E o mais inusitado?

Papai Noel - Acho que foi o pedido de um elefante de verdade. Mas também teve uma senhora que me pediu o marido de volta, pois ele a trocara por outra. Fiquei sem ter o que dizer (risos).

Pravariar - Então os adultos também fazem pedidos?
Papai Noel - Sim, e muitos. Muitos jovens e adultos pedem para arrumar uma namorada ou namorado.

Pravariar - E o senhor, acredita em Papai Noel?
Papai Noel - Claro, pois o Papai Noel sou eu. Os outros são apenas meus ajudantes. Você não viu o meu trenó lá fora? (risos). Eu até me inscrevi naquela promoção da RBS para voltar a Lapônia, a minha Terra Natal.

Pravariar - O Papai Noel é gremista ou colorado?
Papai Noel - Sou gremista. Costumo dizer que apesar de estar "colorado" por fora, por dentro sou azul.

Pravariar - O que o Papai Noel faz nos outros meses do ano?
Papai Noel - Além de dar uma pequena aparada na barba, fico produzindo no meu atelier. Sou artesão.

Pravariar - Qual o seu desejo para esse Natal?
Papai Noel - Meu desejo para esse Natal e todos os demais é a paz no mundo. Gostaria que não houvesse mais guerra, nem brigas e violência. Quero um mundo mais irmão.
Por Amanda Porterolla