segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Óculos, uma tendência moderna

Por Manuela Pereira e Tássia Jaeger

O que lhe vem à cabeça quando o assunto é “óculos”? Um acessório que a cada dia surge mais moderno e além de melhorar, protege a sua visão ou o objeto ideal para “enfeiar” o rosto de uma pessoa? Se você escolheu a alternativa dois, trate de se reciclar, está na hora de rever seus conceitos!

Já foi o tempo que usar óculos era sinônimo de ser esquisito no grupo. Este objeto, antes reservado somente aos portadores de problemas de visão, passou a constar na lista de acessórios indispensáveis. A lente de contato, salvação para os que detestam os óculos, hoje está um pouco de lado. E não é por desconforto, ou pelo trabalho que este recurso pede, mas sim, pelo simples fato de que, usar óculos é moderno! O óculos alia estilo, realça o rosto, dá um “tcham” na sua produção. Em algumas situações, tem o poder de trazer seriedade e credibilidade a um indivíduo. Hoje, então, o enfoque mudou e esta peça deixou de ser necessidade, para virar objeto de desejo.

E quem almeja um ar intelectual, mas não necessita de óculos com lentes corretivas? Simples. O mais aconselhado, conforme o profissional, Luís Henrique Basso é o anti-reflexo, que dá um diferencial, com a vantagem de proteger contra os raios solares ultravioleta. Luís é, proprietário de um verdadeiro armazém de óculos. Trabalha na área há mais de 10 anos e garante: “o óculos é uma tendência extremamente moderna”. E com esta moda de vestuário e acessórios, quando a pessoa não está com um óculos adequando dá uma desequilibrada total no visual”, alerta Luís.

Quando o assunto é proteção dos olhos ao sol , o estilo mais procurado pelos homens é o modelo aviador. Já as mulheres estão optando por lentes maiores e arredondadas, os famosos óculos estilo vintage. Tendência dos anos 70, trazido da Europa e EUA, o estilo alia beleza e proteção, já que sua área de abrangência é ampla e gera maior bloqueio de raios UVA ou UVB.

Existe ainda um outro aspecto a observar: a pirataria. É bom lembrar que não estamos lidando somente com a estética, e sim, trabalhando com algo que exige muita atenção: nossos olhos. É fundamental usar lentes de qualidade e confiar no profissional que está lhe oferecendo o seu serviço e o produto. Como virou moda, as grifes mais famosas são muito pirateadas. No exterior são caras, mas os ambulantes vendem cópias “quase” iguais por uma bagatela. Estas, porém, não conferem proteção aos olhos. Ao contrário, prejudicam como Luís alerta: ”têm cópias que são tão bem feitas, que fica difícil distinguir, a menos que seja um profissional no assunto”.

Glamurosos, grandes ou pequenos, não importa! O que vale mesmo é usar o bom senso na hora da escolha e sair por aí desfilando charme e conforto.

Luis Henrique trabalha com óculos desde 1985. Há três anos decidiu abrir um espaço onde presta um serviço diferenciado. Atende clientes com hora marcada e possui lentes e armações para todos os gostos. O diferencial do espaço é a ajuda na escolha do óculos ideal para o rosto e estilo, além de fazer os ajustes necessários.

Onde encontrá-lo:

Armazém dos Óculos
Venâncio Aires, 504 sala 401.
Funciona das 09 às 18 hs e nos sábados, com horário marcado.
Por Amanda Porterolla


A dura tarefa de emagrecer

Por Nathália Crivellaro

Na teoria, é muito simples. Para eliminar os quilos extras e manter a boa forma basta se exercitar e priorizar alimentos saudáveis e naturais. Mas por que, para muitos, é tão difícil deixar de comer besteiras e aderir a uma dieta “natureba”?

Não é nada fácil mudar hábitos. Ainda mais quando tudo a nossa volta é tão contraditório... É possível, em uma mesma avenida, ver um “outdoor” com a ilustração de um delicioso hamburguer de uma rede de “fast food” e, alguns metros depois, uma modelo magérrima, em outro outdoor, usando apenas lingerie. “Na televisão, enquanto as novelas mostram atrizes saradas e homens musculosos, os supermercados e restaurantes nos oferecem muitas opções de comidas cheias de calorias, gorduras, corantes, aromatizantes, além de muitos outros ingredientes artificiais”, diz a estudante Joyce Mohr, que está tentando emagrecer há algum tempo e nunca consegue levar adiante suas dietas.

Se fosse simples, uma considerável parte da população não estaria acima do peso. Porém, estar em forma e manter-se saudável também não é impossível. É importante lembrar que os benefícios de uma alimentação saudável serão usufruídos por você mesmo. Assim como, caso você tenha sérios problemas de saúde ligados à alimentação, é você quem sofrerá as dores e consequências. Ou seja, às vezes um pouco de esforço pode resultar em grandes mudanças, não apenas no seu corpo, mas em sua qualidade de vida.

“Conhecer melhor os alimentos e suas funções é uma ótima maneira de começar. Consultar um nutricionista para esclarecer dúvidas também é um bom começo”, aconselha a nutricionista Fabiane Pinto. O que não pode é haver descaso com o que se coloca pra dentro do corpo, afinal, seu corpo não é uma lixeira.

A nutricionista Fabiane Pinto dá algumas dicas para quem quer enxugar medidas:

Sempre que puder, mexa-se. Dance, caminhe, ande de bicicleta, brinque com seus filhos, invente maneiras de se movimentar e queimar calorias. Vá à feiras e supermercados e compre alimentos bem variados, assim você não enjoa da dieta. Não pense no que vai deixar de comer, e sim no corpo que vai conquistar depois de alguns meses.

Ler em revistas e sites sobre pessoas que perderam peso pode funcionar. Ver fotos de “antes e depois” é um grande estímulo.

Invente receitas light e troque dicas com amigos que já fizeram dieta antes.

Peça para sua família que não encha a geladeira e armários com doces e salgadinhos.

Comemore cada quilo perdido, tendo em mente que eles não serão recuperados.
Por Amanda Porterolla