sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A moda agora é reinventar

Por Eliane Costa

Customizar é um verbo que, até pouco tempo, não existia na língua portuguesa, mas que agora virou figurinha carimbada no mundo da moda. “A customização surgiu como uma excelente forma de reaproveitar e reinventar o que já se têm no armário, proporcionando economia e criatividade ao seu look”, explica a consultora de moda Bia Kawasaki.. Para ela é fundamental o bom gosto para se transformar uma peça antiga em outra nova e, principalmente, mais bonita. “É fundamental pesquisar tendências e verificar o que os outros já fizeram, o que deu certo e o que não deu”, ensina.

A estudante Rosana Rodrigues aderiu a essa prática e acredita que a customização é uma forma de preservar o meio ambiente. “Devemos fugir do consumismo exacerbado que tomou conta do mundo. Reciclando uma peça de roupa eu estou contribuindo para a preservação do planeta”, explica a consciente Rosana.

Para a estudante, além da preservação, o principal benefício da customização é a oportunidade de possuir uma peça personalizada e fugir da padronização da moda. Já para a consultora Bia, a economia é um dos principais benefícios da customização, mas destaca a diversão como um atrativo a mais: “É muito legal poder se tornar uma estilista por um dia”.
Para que nada prejudique essa diversão e o resultado final do trabalho, Bia aconselha tomar certos cuidados. Confira algumas dicas:

· Se você não tem a menor noção de modelagem ou de costura, melhor aprender antes de colocar a mão na massa ou então outorgar esta função para um especialista.
· Se for utilizar o trabalho de algum profissional, a consultora aconselha que na primeira vez, o serviço seja testado com uma única peça. É preciso que detalhes como acabamento impecável, durabilidade do serviço prestado e caimento perfeito estejam garantidos.
· Pesquise diferentes tipos de materiais, desta forma poderá por em prática sua criatividade de forma original e moderna.
· Customização não quer dizer deixar suas roupas com cara de peças retalhadas como as toalhas da mesa de uma cozinha. Transforme suas roupas antigas em peças mais bonitas e mais sofisticadas ou então melhor deixá-las como estão. A consultora explica que já acompanhou muitos resultados insatisfatórios e deselegantes.


Nenhum comentário: