sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Erny Henning, um papai noel de verdade

Por Marluci Stein

Há sete anos no shopping Iguatemi Porto Alegre, Erny Henning, de 78 anos, considera-se o verdadeiro Papai Noel. "Os outros são apenas meus ajudantes", brinca ele. O Bom Velhinho, que atende mais de 500 crianças todos os dias, já recebeu pedidos que vão desde o tradicional carrinho de brinquedo, até um elefante de verdade. E as suas longas e verdadeiras barbas brancas já atravessaram fronteiras. Em uma de suas visitas à filha Ingrid, em Nova Iorque, foi convidado para ser o Papai Noel da tradicional loja de brinquedos Fao Schwarz, mas, para tristeza dos norte-americanos, negou o pedido alegando que o seu chão é o Brasil.

Pravariar - Quais são as características essenciais do Bom Velhinho?
Erny Henning - Papai Noel - Primeiramente, a longa e verdadeira barba branca. E como o Papai Noel é um ídolo das crianças, precisa gostar de conversar com elas e o mais importante, ser apaixonado pelo que faz.

Pravariar - Qual foi o pedido mais emocionante que já recebeu?
Papai Noel - Uma vez pedi a dois irmãos que me escrevessem uma cartinha. Eles ainda não sabiam escrever, então disse para eles pedirem aos pais. Os meninos disseram que os pais não os amavam mais e que eles moravam com a avó. Ela contou que os pais haviam abandonado os irmãos. Minha esposa e eu compramos presentes para as crianças e na noite de Natal fomos na casa deles. Os avós, as crianças e nós chorávamos. Há também pedidos de crianças que perderam seus pais e os pedem de volta.

Pravariar - E o mais inusitado?

Papai Noel - Acho que foi o pedido de um elefante de verdade. Mas também teve uma senhora que me pediu o marido de volta, pois ele a trocara por outra. Fiquei sem ter o que dizer (risos).

Pravariar - Então os adultos também fazem pedidos?
Papai Noel - Sim, e muitos. Muitos jovens e adultos pedem para arrumar uma namorada ou namorado.

Pravariar - E o senhor, acredita em Papai Noel?
Papai Noel - Claro, pois o Papai Noel sou eu. Os outros são apenas meus ajudantes. Você não viu o meu trenó lá fora? (risos). Eu até me inscrevi naquela promoção da RBS para voltar a Lapônia, a minha Terra Natal.

Pravariar - O Papai Noel é gremista ou colorado?
Papai Noel - Sou gremista. Costumo dizer que apesar de estar "colorado" por fora, por dentro sou azul.

Pravariar - O que o Papai Noel faz nos outros meses do ano?
Papai Noel - Além de dar uma pequena aparada na barba, fico produzindo no meu atelier. Sou artesão.

Pravariar - Qual o seu desejo para esse Natal?
Papai Noel - Meu desejo para esse Natal e todos os demais é a paz no mundo. Gostaria que não houvesse mais guerra, nem brigas e violência. Quero um mundo mais irmão.

Nenhum comentário: