segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Buenos Aires, muy bela!

Por Rani Vargas
(Fotos: Recoleta, Caminito, Casa Rosada, Obelisco, Puerto Madero, Palermo e San Telmo.)


A capital da República Argentina encanta por sua magia e beleza, que se espalham pelos quatro cantos da cidade. O local é o centro cultural de maior importância do país e um dos principais da América Latina.


Turistas de todas partes do mundo chegam a Buenos Aires esperando conhecer seus inúmeros pontos turístico, culinária e, claro, o tango. Casais se entrelaçam com as pernas em um ritmo envolvente, e se apresentam em praças, teatros e pubs, mostrando ao público de fora toda a beleza da dança tradicional argentina.


A gastronomia portenha também se destaca como um aspecto a ser conhecido. “Quem vem a Buenos Aires não pode sair sem provar a paella e os helados Fredo”, conta o músico argentino Gera de Marco. Na capital, é possível se deliciar com diferentes tipos de cozinhas, onde massas, carnes e saladas são as especialidades.


Segundo o guia turístico Diego Cerbello, é impossível indicar apenas um local para visitação na gigante Buenos Aires. “Não por que é onde moro e por que é meu trabalho, mas tudo aqui é muito vistoso, muito bonito. Os turistas devem vir com tempo para poder desfrutar das maravilhas que a cidade tem”, afirma.

Pontos Turísticos Imperdíveis!
- Casa Rosada, na Plaza de Mayo, centro. Construção onde hoje é a atual sede do Poder Executivo da Argentina.
- Obelisco, na Avenida 9 de Julio, centro. Monumento símbolo da cidade, comemorativo à segunda fundação.
- Puerto Madero, zona Leste da cidade. Rico em propostas e atrativos para o turismo e onde se localiza o antigo porto de Buenos Aires.
- Calle Florida, no centro da cidade. Zona de comércio mais famosa da região, onde se encontra a luxuosa Galería Pacífico.
- Livraria El Ateneo, bairro Santa Fé. Antigo cine-teatro Gran Splendid que hoje, em mais de 1000m² de área, dá espaço a livros e cultura em geral.
- Feria de San Telmo, no bairro de San Telmo. Feira popular que reúne artistas de rua e comerciantes de variada oferta de elementos históricos, móveis, porcelanas, artesanatos, etc.
- Caminito, bairro La Boca. Espaço tradicional de exposições de artistas plásticos com a temática do bairro.
- Recoleta. O espaço mais característico deste bairro é, sem dúvidas, o cemitério, famoso pela majestuosidade de seus mausoléus e ilustres lá sepultados.
- Palermo. É o bairro com maior número de espaços verdes em parques, bosques e praças. Também se destaca por seus pubs temáticos, bares e cafés literários.


A gaúcha Fernanda Albuquerque, que visitou Buenos Aires pela primeira vez, ficou encantada e deu seu recado: “Gente, é muita coisa bonita! Não sei nem pra onde ir, pra onde olhar... Queria ter muito tempo para passear por tudo aqui, vale muito a pena. Quem foi uma vez sempre acaba voltando”!

Por Amanda Porterolla




Vale tudo por um sonho?

Por Daniela Xavier Prestes

A resposta para essa pergunta está dentro de cada um. Assim, acreditar no seu sonho, nos seus objetivos de vida e torná-los realidade, só depende de você. Estamos falando de sonhos como uma viagem, comprar algo desejado ou, até mesmo, aparecer na TV. É isso mesmo, estar diante das câmeras, em frente a todas as luzes e ter todos os flashes ao seu dispor para cantar, dançar ou tocar algum instrumento musical. Mas o que estamos nos referindo é justamente sobre a habilidade de cantar e poder seguir uma carreira profissional como cantor. Esse foi o sonho de milhares de pessoas, no inicio deste ano (2008), ao participar do reality-show “Ídolos”, transmitido pela rede Record. Conseguir a fama, o estrelato e poder mostrar todo seu talento são os objetivos do programa.

Foi para mostrar o seu talento para todo o país, que João Paulo Rodrigues e Fabrício Vigueras participaram do reality. Ambos de 27 anos consideram-se músicos desde pequenos. Vigueras afirma que seu interesse pela musica começou com três anos, ao ganhar sua primeira guitarra, e Rodrigues, também despertou para o mundo da musica, ainda pequeno, com 8 anos, quando passava o dia assistindo a MTV, canal que transmite clipes de cantores do mundo inteiro.

Ao ver seus cantores favoritos, ali, tão pertinho, do outro lado da TV, praticamente na sala de sua casa, ninguém imagina a árdua tarefa que é conseguir um espaço, seja ele de cinco ou mais minutos, para mostrar seu trabalho. O outro lado da telinha, além de fascinante, exige trabalho duro e suado, de muita dedicação e espera que pode ser de anos, meses, dias.

Para tentar diminuir essa longa espera, acreditando no sonho e no potencial, Vigueras e Rodrigues, resolveram participar do programa. Participar do ‘Ídolos foi “realizar um sonho de toda uma vida, ter visibilidade nacional e reconhecimento de um trabalho”, relata Viegas.

Mas às vezes é preciso abrir mão de algo importante de nossas vidas para ir a busca desse ideal. Rodrigues precisou deixar um emprego e shows já marcados na cidade para estar mais próximo de seu objetivo maior que é cantar e ser reconhecido nacionalmente. “Tive que desistir do emprego que eu tinha juntamente com os shows que eu havia marcado e ia marcar naquela fase do programa, mas com certeza tudo isso foi muito valido, pois dinheiro algum paga a realização de seu sonho”.

Os meninos foram longe, chegaram até a etapa do programa em São Paulo e conseguiram exposição na mídia nacional e regional. Após toda essa visibilidade voltar ao mundo real, sem câmeras, nem pessoas ao redor para maquiar e arrumar o cabelo, tudo parece ter terminado. Mas não para que tem como seu principal objetivo e sonho cantar e levar até as pessoas alegria e felicidade através da música. “Dessa experiência ficaram marcas boas e através delas muitas portas foram abertas”. Afirma Rodrigues.
Segundo Vigueras, “para estar no meio da mídia, televisão, tem que estar muito bem preparado psicologicamente. A fama é momentânea, tem seus altos e baixos, tem que saber administrar isso”.

Para Rodrigues isso só ocorre se o individuo não for honesto e agir sem sinceridade. “Custo alto para mim seria eu fingir perante as câmeras alguém que não sou ou tentar ser esse alguém, mas no meu caso sempre fui verdadeiro em todos os sentidos, então não tive custos atos em relação a atingir a fama”.

A saída do anonimato para o mundo glamoroso da fama parece ser fácil. Mas é preciso dedicação, disciplina, persistência e acima de tudo jamais desistir diante do primeiro obstáculo encontrado em seu caminho, este obstáculo pode ser um empurrão para você fortalecer e chegar mais próximo do seu sonho.

“A caminhada para o sucesso não é fácil, é dura, árdua e com obstáculos. Mas o amor pela música é muito maior do que tudo isso! Então, se você tem um sonho! Lute, corra atrás. Acredite em você. Tudo é possível. Basta querer, trabalhar e crer”, afirma Vigueras.