domingo, 30 de novembro de 2008

A idade faz diferença?

Por Evandra Jacques e Graziele Côrrea


Ninguém sabe ao certo o que faz desencadear uma paixão. De repente, podemos ser acometidos por um turbilhão de sentimentos distintos, desde tremores, formigamentos, falta de ar, e até como alguns costumam dizer, ter “borboletas no estômago”. Alguns cientistas a descrevem como uma descarga bioquímica que transporta no interior de nosso ser, um misto de adrenalina e outras substâncias que produzem uma confusão inebriante. Sabe-se que a paixão pode ultrapassar barreiras sociais, diferenças de formação e gêneros.


No entanto, a diferença de idade, nos relacionamentos amorosos, pode parecer algo superado em nossa sociedade, mas na prática, a realidade mostra que ainda é possível enfrentar muitos preconceitos.


Para a psicanalista, Cristiane Oliveira de Ávila, ao embarcar em um relacionamento que foge aos padrões considerados normais, as pessoas envolvidas têm que estar preparadas para os preconceitos que podem (e vão) surgir. “Este é um relacionamento que irá exigir mais de ambos, pois será sempre colocado à prova. E quando o casal consegue superar as interferências da sociedade, a troca de experiências pode ser muito rica e diversificada, ressalta”.


Cristina Rieck Vieira (25) e Rosalino Severo da Silva (45), sabem bem o que é isso. No início do relacionamento, que completa oito anos, o casal sofreu resistência das duas famílias, porém o respeito foi adquirido dia-a-dia. “Hoje estamos mais maduros e certos que não devemos satisfação de nossa vida para ninguém, argumenta.“


Segundo a psicóloga Iara Siqueira Prates, os casais devem ter claro que, independentemente da idade biológica ou psicológica dos pares, a postura adotada no relacionamento condiciona a forma de como as pessoas irão encarar esta união.


Para Cristina, o primeiro passo para diminuir o preconceito deve partir do próprio casal. “ o que me deixa feliz é que com o passar do tempo este preconceito está reduzindo, mas depende de cada um de nós mostrarmos que existe amor verdadeiro e relações estáveis neste tipo de relacionamento, e não apenas aventuras entre casados mal-sucedidos e lolitas pervertidas”, finaliza. Apesar de inúmeras transformações na sociedade, quando o homem é mais jovem no relacionamento, a resistência é ainda maior.


Conforme Paulo Rodrigues (19), a dificuldade enfrentada no namoro com Rosana Souza (45), foi a pressão social. Apesar da forte atração, o relacionamento durou apenas 8 meses. “Todos me viam como um aproveitador, devido ao fato dela ter uma condição financeira superior a minha. Além disso, nossa relação não conseguia ser sólida por causa da insegurança dela”, salienta.


Segundo a psicóloga Iara, a auto-estima e confiança mútua, deve ser reforçada para que o relacionamento torne-se duradouro. “Além das complicações naturais decorrentes de um relacionamento, estar com um homem mais novo é driblar alguns preconceitos e, muitas vezes, a sua própria forma de encarar a ordem natural das coisas”, complementa.
Por Amanda Porterolla





Antiguidades x Modernidades: o terceiro CD da banda Identidade promete revelar a verdadeira “Identidade” da banda

Por Lisiane Assis


Depois de pouco mais de dois anos de espera após o lançamento de Jogo Sujo, o terceiro disco da Identidade deverá sair no primeiro semestre de 2009. O álbum intitulado Antiguidades x Modernidades, apesar de caracterizar no próprio nome as influências da banda, que segundo Lucas Hanke, guitarrista, vão de Elvis a Kings of Leon, é o primeiro em que os músicos conseguiram fugir um pouco de um som que estampe tanto as influências. Alcançaram algo mais próximo da cara da Identidade, de acordo com a percepção do próprio Lucas. “Gostamos de todos os heróis do rock assim como de bandas contemporâneas. Sempre fomos ligados nisso, um pé no passado outro no futuro. Mas este disco na verdade é Identidade, tipo nossa música, conseguimos chegar neste ponto que não é isto nem aquilo, é simplesmente Identidade”.




As letras em Antiguidades x Modernidades continuam falando de assuntos comuns no Rock n' Roll: amores, diversão, histórias de pessoas, cotidiano. Porém com algumas diferenças em comparação com os CD's anteriores. “No primeiro álbum éramos garotos com os hormônios estourando, compomos o Identidade Zero (2002, Stop Records) quanto tínhamos 16/17 anos, então tinha aquela parte ingênua do rock tanto de letras quanto de arranjos. Já com Jogo Sujo (2006, Good Music) começamos a mostrar mais a nossa “Identidade”, ainda tem algumas canções ingênuas, mas a maioria do disco já tem a nossa cara e o rumo que começamos a tomar”, recorda o guitarrista.


Invariavelmente, como acontece com a maioria das bandas, o amadurecimento dos músicos reflete nas novas canções. É um processo que Lucas considera importante e natural para bandas que pretendem se firmar. Ele mesmo relembra que Beatles e Stones traçaram um começo semelhante e foram amadurecendo aos poucos. Lucas acredita que neste disco a banda está muito mais madura e este é o maior diferencial de Antiguidaes x Modernidades. “Bom, agora o novo trabalho acho que vai ser um divisor de águas. Alguns fãs poderão torcer o nariz, mas sentimos que estamos fazendo nosso melhor disco, onde as pessoas vão sacar e dizer quando escutar as canções 'é Identidade tocando'”, enfatiza o guitarrista.


Apesar de não ter grande visibilidade no cenário nacional (pelo menos por enquanto), a banda segue o rumo da maioria dos músicos atualmente. Conquista fãs fidelizados através dos shows e com uma ajudinha da internet - em sites como My Space, por exemplo - sem que para isto precise se destacar na grande mídia. O que comprova esta tendência é o fato de a Identidade, com seus dez anos de estrada, se consolidar no cenário roqueiro de Porto Alegre e de outros estados tocando em festivais como Planeta Atlântida (2003, 2007 e 2008), Aquário do Rock, Aniversário de 10 anos da rádio Pop Rock, GIG Rock e Bananada (Goiânia).


Antiguidades x Modernidades será composto por dez faixas que estão sendo gravadas no Estúdio Marquise 51, em Porto Alegre – o mesmo onde gravam Cartolas e Locomotores – e está sendo produzido por Ray-Z. O CD deve ser lançado junto com um documentário sobre sua gravação. Antes disso, Lucas antecipa que deve sair um single e um clipe da primeira música de trabalho. Quanto à expectativa da banda para a divulgação do Antiguidades x Modernidades, Lucas estima, confiante: “Esperamos tocar em todos os lugares e confirmar a Identidade como uma das bandas grandes do cenário rock. Não apenas como uma promessa”.
Por Amanda Porterolla