quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Verão saudável e de bem com a balança

Por Marco Antônio Júnior

O verão vem aí e, com ele, algumas preocupações, que no decorrer do ano não preocupam tanto assim voltam a aterrorizar a mente das pessoas. As principais dores de cabeça de homens e mulheres são: a busca por uma alimentação saudável e a harmonia com a balança. Segundo o gastroenterologista da Santa Casa de Porto Alegre Daltro Nunes, as estações mais quentes trazem uma diminuição de apetite nas pessoas. Ele ressalta ainda que o nosso organismo pode ser comparado a um carro, pois para funcionar necessita estar sempre com a sua temperatura estável. “No inverno, o corpo necessita de caloria para se manter estabilidade e por isso a ingestão de alimentos aumenta. Já no verão, devido ao corpo estar na temperatura semelhante ou igual a do ambiente onde se encontra, a ingestão de alimentos diminui”, afirma Nunes.

.


Para a nutricionista Lisiane Moraes, no verão o corpo tem uma grande perda de água e sais minerais através da transpiração, por isso ela afirma que é necessário fazer algumas adaptações nos nossos hábitos alimentares. Segundo Moraes, o calor diminui o metabolismo basal (atividade metabólica para a manutenção da vida), a quantidade de calorias ingeridas deve ser reduzida, para que um possível aumento de peso não ocorra.

Conforme aponta Moraes, com o aumento da temperatura, a hidratação merece um cuidado especial. “A ingestão de líquidos deve ocorrer de uma forma contínua, e não apenas quando a sede é sentida”, explica a nutricionista. Para ela, as melhores opções de hidratação continuam sendo água, sucos naturais de frutas e vegetais e chás gelados.
Para finalizar, a nutricionista dá dicas para uma alimentação leve e saudável. Fique atento e curta o verão:
- Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. As refeições devem ser leves.
- Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar nas bebidas alcoólicas. No verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.
- Coma mais vezes, em menor quantidade.
- Na hora do lanchinho, de preferência a sanduíches que contenham carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros (ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.
- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.
- Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.
Bom pessoal, agora é colocar as dicas em prática e aproveitar de uma forma sadia e em paz com a balança a estação mais quente e badalada do ano.

Por Amanda Porterolla




Vida de repórter

Por Fernanda Bastos


Caco Barcellos e uma equipe de jornalistas novatos têm se firmado, através do Profissão Repórter, como um dos maiores êxitos da programação da Rede Globo. Os bons índices de audiência e a ótima aceitação do público fazem com que a atração seja cogitada para compor a grade de programação da emissora no próximo ano. O Profissão Repórter estreou como quadro no Fantástico em 2006. Em meados de 2007, a atração se tornou um semanal e, hoje, pode ser conferida às terças-feiras, às 23h45min, depois de Toma lá da cá. Caco Barcellos, apresentador e idealizador do programa, conversou sobre o programa com o Pra Variar:

Pravariar: Como surgiu a idéia do Profissão Repórter?
Caco Barcellos: Eu já pensava há dez anos em um programa que eu pudesse agir simultaneamente, mostrar simultaneamente para o telespectador vários ângulos de uma mesma história, para exercitar justamente o contraditório. Eu acho que enriquece o conteúdo quando você apresenta mais de uma visão, sobretudo com mais de um repórter, cada um com seu olhar diferente.


Pravariar: Qual a importância dos bastidores da notícia para o programa?
Caco Barcellos: Eu acho que o bastidor frente ao conteúdo contribui também para melhorar o trabalho. Oferece ao telespectador condições de interpretação, mostra que todo mundo tem o dever de buscar a verdade. O olhar de cada um estabelece diferenças, a ideologia de cada um, a sensibilidade de cada um, os preconceitos de cada um fazem com que a verdade fique com a cor de cada autor, de cada repórter. Eu acho que quando é só um que faz acentua-se o resultado daquele que está encarregado da missão. Eu acho que o bastidor ajuda nesse sentido.


Pravariar: Os repórteres do Profissão Repórter interagem com a notícia e até demonstram emoções...
Caco Barcelos: Eu acho que fica impossível para qualquer profissional não se envolver, não sofrer, não ter momentos de alegria ou de felicidade. É dever do repórter ver as coisas primeiro que os outros, que a maioria das pessoas, de estar perto dos acontecimentos. Então, não tem como você evitar envolvimento se você está ali testemunhando, muito perto dos acontecimentos, envolvido com as pessoas.

Pravariar: O que o programa traz de novo para a TV?
Caco Barcelos: Não, eu acho que não traz inovação. Eu acho que o que fazemos é tão antigo quanto a pedra: é estar perto das pessoas mais simples do país, quer dizer, nem todas as vezes, mas a maioria das vezes perto delas, ouvindo a história delas. A história particular do repórter é secundária. A nossa grande estrela é a reportagem, é a história dos outros, não a nossa. A gente até mostra os bastidores da nossa atividade, porém é um bastidor focado na história dos outros. Eu acho que a gente tem que estar hiper-envolvido, mas para contar a história das estrelas que são as pessoas da rua, as pessoas mais simples.
Por Amanda Porterolla





Jeans para quem é básico e para quem tem estilo

Por Carolina de Siqueira Bueno

Ele pode ser rasgado, colado, manchado, de cintura baixa, alta, skinny, de boca larga, enfim, de todas as maneiras que você possa imaginar ou que você possa ter ai dentro do seu armário. O jeans jamais sai de moda. Ele acompanha você em todos os lugares: no trabalho, na lanchonete, num passeio e, claro, na balada.


A história da calça jeans foi idealizada pelos imigrantes Levi Strauss e Jacob Davis, em meados do século XIX. Os mineiros foram os primeiros a usarem o tecido como roupa, que antes de se tornar moda era marrom e servia de lona para cobertura de barracas. Levi Strauss foi quem patenteou a invenção sob a marca de LEVI’S, marca mundialmente conhecida e referência.


Hoje, com a tecnologia, muita coisa mudou. A confecção, que antes era simples e tinha a cor azul como base passou a ter novas lavagens. Da mesma forma, surgiram modelagens mais arrojadas e, atualmente, não faltam modelos para atender diferentes públicos, que querem ter inúmeras opções no guarda-roupa.

Para os amantes das calças jeans podem existir fatores que diferenciem uma calça de boa qualidade de uma mediana. Muitas vezes, são as marcas que influenciam na hora da compra, porém, cada consumidor leva em conta sue biotipo e o próprio estilo.


De acordo com Silvia Rangel, funcionaria pública, o jeans deve ter caimento e um bom corte, não pode ser de stretch, porque "deforma muito rápido". E, por isso, costuma comprar calças em lojas que tenham um bom conceito. "Não me importo de pagar caro por uma calça jeans de boa qualidade, pois sei que vai ter maior durabilidade e não vai se deformar". Para a administradora de empresas Ivy Paz, a qualidade tem grande influência na hora da escolha. Ela é adepta às modelagens clássicas e à skinny, que valorizam o corpo e podem ser acompanhadas de acessórios. "Diferente da minha irmã, que é mais moderninha do que eu, prefiro o mais básico porque não tem erro. Posso combinar com as minhas batas e com alguns acessórios. E para noite, dependendo, posso só mudar a parte de cima, já que normalmente uso jeans com tons mais escuros para disfarçar algumas coisas" (risos).


Os homens não têm tantas opções, mas também optam pela versatilidade. O advogado Luiz Hauber é um caso. Ele mescla o estilo esportivo e social, e o jeans é a peça chave do seu armário. Hauber afirma que possui várias peças, inclusive, em versões mais curtas, como bermudões. E usa o jeans na maior parte do tempo porque considera uma opção básica para qualquer ocasião.


De acordo com a estudante Claudia Bueno, existem diversas padronagens para o jeans e as escolhas variam muito de pessoa para pessoa, bem como se difere pelo estilo em que ela se encaixa. Ela explica que a atitude de quem usa conta muito mais para o sucesso na escolha. “Temos varias marcas que trabalham de diferentes maneiras com o jeans. São marcas famosas como Fórum, Zoomp, Tng, entre outras. Ele vai estar sempre na moda mesmo que apareçam outras peças, outros cortes. O jeans é adaptável", ressalta Claudia.


Não importa qual seja o período exaltado pelos estilistas, a calça jeans não deve sair de cena. Podemos dizer que seu uso não é modismo, e sim, um comportamento, um estilo de vida.

Por Amanda Porterolla