segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A dura tarefa de emagrecer

Por Nathália Crivellaro

Na teoria, é muito simples. Para eliminar os quilos extras e manter a boa forma basta se exercitar e priorizar alimentos saudáveis e naturais. Mas por que, para muitos, é tão difícil deixar de comer besteiras e aderir a uma dieta “natureba”?

Não é nada fácil mudar hábitos. Ainda mais quando tudo a nossa volta é tão contraditório... É possível, em uma mesma avenida, ver um “outdoor” com a ilustração de um delicioso hamburguer de uma rede de “fast food” e, alguns metros depois, uma modelo magérrima, em outro outdoor, usando apenas lingerie. “Na televisão, enquanto as novelas mostram atrizes saradas e homens musculosos, os supermercados e restaurantes nos oferecem muitas opções de comidas cheias de calorias, gorduras, corantes, aromatizantes, além de muitos outros ingredientes artificiais”, diz a estudante Joyce Mohr, que está tentando emagrecer há algum tempo e nunca consegue levar adiante suas dietas.

Se fosse simples, uma considerável parte da população não estaria acima do peso. Porém, estar em forma e manter-se saudável também não é impossível. É importante lembrar que os benefícios de uma alimentação saudável serão usufruídos por você mesmo. Assim como, caso você tenha sérios problemas de saúde ligados à alimentação, é você quem sofrerá as dores e consequências. Ou seja, às vezes um pouco de esforço pode resultar em grandes mudanças, não apenas no seu corpo, mas em sua qualidade de vida.

“Conhecer melhor os alimentos e suas funções é uma ótima maneira de começar. Consultar um nutricionista para esclarecer dúvidas também é um bom começo”, aconselha a nutricionista Fabiane Pinto. O que não pode é haver descaso com o que se coloca pra dentro do corpo, afinal, seu corpo não é uma lixeira.

A nutricionista Fabiane Pinto dá algumas dicas para quem quer enxugar medidas:

Sempre que puder, mexa-se. Dance, caminhe, ande de bicicleta, brinque com seus filhos, invente maneiras de se movimentar e queimar calorias. Vá à feiras e supermercados e compre alimentos bem variados, assim você não enjoa da dieta. Não pense no que vai deixar de comer, e sim no corpo que vai conquistar depois de alguns meses.

Ler em revistas e sites sobre pessoas que perderam peso pode funcionar. Ver fotos de “antes e depois” é um grande estímulo.

Invente receitas light e troque dicas com amigos que já fizeram dieta antes.

Peça para sua família que não encha a geladeira e armários com doces e salgadinhos.

Comemore cada quilo perdido, tendo em mente que eles não serão recuperados.

2 comentários:

Unknown disse...

Bom, me chamo Fernando Bernardi. Sou médico e moro em Caxias e cheguei por um tempo pensar em me especializar como nutrológo. Por isso não poderia deixar de dar meu depoimento me opondo a tudo que foi dito neste texto. Que diga-se de passagem além de estar mal escrito, tem o conteùdo horrível e duvido que este artigo tenha qualquer supervisão de alguém da área. Isto é pior coisa que eu já vi escrito sobre dietas. A pessoas deveria ter vergonha de escrever sobre um assunto que não domina.

Unknown disse...

O texto já começa mal desde o título, quem disse que emagrecer é duro. É fácil, basta ter força de vontade. Alguém já viu um título mais desistimulante do que esse.O título é do tipo se você quer emagrecer desista pois é muito difícil.