quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Jeans para quem é básico e para quem tem estilo

Por Carolina de Siqueira Bueno

Ele pode ser rasgado, colado, manchado, de cintura baixa, alta, skinny, de boca larga, enfim, de todas as maneiras que você possa imaginar ou que você possa ter ai dentro do seu armário. O jeans jamais sai de moda. Ele acompanha você em todos os lugares: no trabalho, na lanchonete, num passeio e, claro, na balada.


A história da calça jeans foi idealizada pelos imigrantes Levi Strauss e Jacob Davis, em meados do século XIX. Os mineiros foram os primeiros a usarem o tecido como roupa, que antes de se tornar moda era marrom e servia de lona para cobertura de barracas. Levi Strauss foi quem patenteou a invenção sob a marca de LEVI’S, marca mundialmente conhecida e referência.


Hoje, com a tecnologia, muita coisa mudou. A confecção, que antes era simples e tinha a cor azul como base passou a ter novas lavagens. Da mesma forma, surgiram modelagens mais arrojadas e, atualmente, não faltam modelos para atender diferentes públicos, que querem ter inúmeras opções no guarda-roupa.

Para os amantes das calças jeans podem existir fatores que diferenciem uma calça de boa qualidade de uma mediana. Muitas vezes, são as marcas que influenciam na hora da compra, porém, cada consumidor leva em conta sue biotipo e o próprio estilo.


De acordo com Silvia Rangel, funcionaria pública, o jeans deve ter caimento e um bom corte, não pode ser de stretch, porque "deforma muito rápido". E, por isso, costuma comprar calças em lojas que tenham um bom conceito. "Não me importo de pagar caro por uma calça jeans de boa qualidade, pois sei que vai ter maior durabilidade e não vai se deformar". Para a administradora de empresas Ivy Paz, a qualidade tem grande influência na hora da escolha. Ela é adepta às modelagens clássicas e à skinny, que valorizam o corpo e podem ser acompanhadas de acessórios. "Diferente da minha irmã, que é mais moderninha do que eu, prefiro o mais básico porque não tem erro. Posso combinar com as minhas batas e com alguns acessórios. E para noite, dependendo, posso só mudar a parte de cima, já que normalmente uso jeans com tons mais escuros para disfarçar algumas coisas" (risos).


Os homens não têm tantas opções, mas também optam pela versatilidade. O advogado Luiz Hauber é um caso. Ele mescla o estilo esportivo e social, e o jeans é a peça chave do seu armário. Hauber afirma que possui várias peças, inclusive, em versões mais curtas, como bermudões. E usa o jeans na maior parte do tempo porque considera uma opção básica para qualquer ocasião.


De acordo com a estudante Claudia Bueno, existem diversas padronagens para o jeans e as escolhas variam muito de pessoa para pessoa, bem como se difere pelo estilo em que ela se encaixa. Ela explica que a atitude de quem usa conta muito mais para o sucesso na escolha. “Temos varias marcas que trabalham de diferentes maneiras com o jeans. São marcas famosas como Fórum, Zoomp, Tng, entre outras. Ele vai estar sempre na moda mesmo que apareçam outras peças, outros cortes. O jeans é adaptável", ressalta Claudia.


Não importa qual seja o período exaltado pelos estilistas, a calça jeans não deve sair de cena. Podemos dizer que seu uso não é modismo, e sim, um comportamento, um estilo de vida.

Nenhum comentário: