domingo, 7 de dezembro de 2008

Vaidosa, amante dos livros e engraçada: essa é Tânia Carvalho

Por Priscila Bittencourte

“É sempre essa correria na minha profissão, mas eu amo o que faço”. Assim, a comunicadora Tânia Carvalho define a sua rotina de programas de rádio, TV e entrevistas na emissora da RBS. Entre um programa e outro sempre arruma tempo para a família e viagens de lazer.

Tânia nasceu em Bagé, veio para a capital gaúcha com 10 anos. Estudou admissão no ginásio no Colégio Bom Conselho, morou em Porto Alegre até os 21 anos, depois se casou e foi para São Paulo. Seu marido era ator de cinema, teatro e TV, tinha contato com diversos artistas. Tânia também começou a fazer teatro, gravar comerciais e trabalhar em programas de televisão. Quando voltou para Porto Alegre, em 1970, em seguida foi chamada para uma entrevista na RBS TV e logo depois, contratada para começar fazer o Jornal do Almoço em 1972.

Ela diz que sempre foi uma comunicadora. Quando era pequena queria ser aeromoça ou telefonista, gostava de ficar próximo às pessoas, ao mundo. Adorava pegar o telefone e ficar fingindo que estava falando com alguém – Olá , vou passar a sua ligação – “ Eu adorava fazer isso”, comenta.

Mesmo sem ainda existir faculdade de jornalismo, ela já estava no meio das comunicações. Foi secretária de uma escola de inglês de Porto Alegre e lá trabalhava com público, mandava notícias para os jornais, fazia todo tipo de divulgação.

A apresentadora faz um programa diário que já tem dez anos, chamado “Falando” que vai ao ar às 18 horas pela TV Com. Tânia se identifica muito com o que faz, mas discorda quando outros colegas de profissão dizem que produz um programa de variedades. “Eu acho muito engraçado, todo mundo chama o programa que eu faço de entretenimento e variedades, até os meus próprios colegas aqui. Eu fico muito brava...brava de brincadeira, claro. Aí eu digo, não...eu leio livros, vou a teatro, e depois vocês chamam isso de variedades? Tá, pode ser que o público chame de variedades, mas, realmente, a gente trata de assuntos bem variados, mas eu acho essa palavra muito vaga, pois tratamos de assuntos muito sérios como segurança, saúde e comportamento”, completa.

Na literatura, se diz uma amante das obras de Machado de Assis, por quem se apaixonou depois que releu diversos títulos do autor. Sempre teve o hábito de ler muitos livros, na sua profissão é fundamental estar por dentro de tudo o que acontece e ter propriedade na hora de fazer as perguntas para os entrevistados e expor também no blog. Falando sobre seu blog, ela se diz muito cibernética, utiliza de tudo, tem um blog, celular, agenda eletrônica. “Não tenho medo das novas tecnologias, sou super tecnológica, super eletrônica”, explica Carvalho.

Vaidosa, no auge de seus 66 anos, a comunicadora tem predileção por perfumes, gosta de Angel, Thierry Mugler e diariamente usa Dolce & Gabanna. Viagem também é algo que não dispensa, gosta de conhecer lugares e culturas diferentes, entre seus destinos preferidos está a cidade de Berlim.

Uma de suas maiores conquistas é a família, Tânia diz que é a base para uma vida de qualidade. “Meu marido, meus filhos, minha neta, que é um ser que me ilumina, eu tenho a minha família acima de tudo”.

Nenhum comentário: