quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A outra face da metrópole

por Bettina Schünke

Olhe a imagem ao lado e me diga: aonde você imagina que foi feita esta foto? Uma cidadezinha no interior? Ou talvez uma fazenda bem longe da confusão da cidade?

Pois é, parece mas não é! Muito porto-alegrense não sabe, mas há 15km do centro da capital existe uma outra Porto Alegre. Escondida entre morros, na Zona Rural o clima é fresco, o visual é montanhoso, as estradas são de chão batido e o vizinho mais próximo fica a uns bons metros de distância. Num lugar com cara de interior, grandes e pequenas propriedades são habitadas por pessoas das mais diferentes origens, que têm em comum o gosto pela terra, pela natureza e o desejo de transformar lazer em negócio.

Essa outra cidade dentro da metrópole é o cenário dos "Caminhos Rurais", projeto criado pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), em 2005, que leva a bairros onde a história é preservada com aquele "ar de interior", seja nos costumes, na arquitetura das casas e igrejas ou nas figueiras seculares.

O roteiro abrange onze bairros da Zona Sul da cidade: Belém Novo, Belém Velho, Campo Novo, Cascata, Hípica, Ipanema, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Restinga e Vila Nova. São áreas que, somadas, ocupam 30% do território total de Porto Alegre, dando a cidade o título de segunda capital com maior área rural, perdendo apenas para Palmas, no Tocantins. É neste solo que são cultivados grande parte dos hortigranjeiros que abastecem a região metropolitana da cidade.


Ao oferecer 41 atrativos de lazer entre pousadas, restaurantes, trilhas e monumentos históricos, os Caminhos Rurais são um resgate às origens e uma vivência de turismo sustentável para todos os visitantes, além de ampliar a oferta turística da Capital. O objetivo é de desenvolver o turismo nas áreas rurais da cidade com sustentabilidade econômica, ambiental, cultural e social. "Os Caminhos Rurais revelam a Zona Sul no conjunto de
seus recursos e potencialidades, indo além da conhecida praia de Ipanema e da orla do Guaíba" analisa o Secretário de Turismo, Luiz Fernando Moraes. Desde o seu lançamento, o roteiro já recebeu mais de 12 mil visitantes.
E tudo isso em apenas 30 minutos do coração da cidade. Surpreenda-se!


Um comentário:

marleci disse...

Betti..Parabens pelo seu artigo"A outra face da metrópole". Você me fez retornar ao passado,pois morei nessa região até os 8 anos de idade e vejo que quase nada mudou.Continue escrevendo os artigos maravilhosos que tens escrito ,inclusive este.Não tenhas mais dúvida sobre ser ou não ser jornalista.Você escreve muito bem ..gosto de ler o que você escreve.Abraços a todos,morei no bairro Belém Velho.MARLECI