quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O medo de rodar pela primeira vez

por Bianca Bassani, Camila Jacques e Carlos Ismael Moreira

Frio na barriga, mãos suadas, noites sem dormir. Estes costumam ser os "sintomas" de quem está prestes a tirar sua primeira carteira de habilitação. Os jovens, que acabaram de completar os seus 18 anos, são a maioria dentro dos Centros de Formação de Condutores. Eles precisam enfrentar 15 horas de aulas práticas e 30 horas de aulas teóricas, além, é claro, dos momentos de tensão e ansiedade que antecedem a temida prova prática.

A estudante Gabriela Fofonka, de 20 anos, é um exemplo de que o nervosismo atrapalha na hora do exame. Apesar de ter freqüentado todas as aulas teóricas e práticas com bom desempenho, Gabriela já rodou três vezes no exame de direção. Em todas, a causa da reprovação foi o maior vilão dos alunos de auto-escola: a baliza. "Sempre fui bem nas aulas práticas, mas quando chega na prova, não consigo. Nem meu instrutor acreditava quando eu errava", comenta.

O instrutor do CFC Porto Alegre, Carlos Barcelos, concorda com a estudante, já que, segundo ele, a maioria das pessoas que procura os Centros para tirar sua primeira habilitação já sabem dirigir. "Quando vão fazer a prova final, 50% deles rodam simplesmente por nervosismo e ansiedade, pois a grande maioria está apta a dirigir e passar na prova, porém quando a hora chega eles esquecem e acabam errando".Juliano Rodrigues Pimentel, de 22 anos, acredita que o nervosismo não influencie tanto assim. No caso dele, foram duas tentativas fracassadas até a sonhada conquista, que aconteceu há aproximadamente dois meses. Nas duas vezes em que rodou, ele tinha acabado de completar 18 anos "Acho que não rodei por nervosismo ou ansiedade, acredito que tenha pesado muito a inexperiência mesmo."

E pra quem já acha a 1ª habilitação cara ou muito rigorosa, vem coisa pior por aí. De acordo com matéria publicada em Zero Hora, em 23 de agosto, o valor da CNH subirá de R$ 744,14 para R$ 929,34, além do aumento de carga horária das aulas práticas e teóricas. Quanto à carga horária, professor e aluno concordam que é uma medida sensata. Juliano e o instrutor Carlos, acreditam que a nova medida só tem a beneficiar, pois os alunos sairão mais qualificados da sala de aula.

Um comentário:

Carlos Ismael Moreira disse...

ATUALIZANDO!!

A estudante Gabriela Fofonka realizou a prova de direção no dia 21/11 e foi aprovada!!

A baliza foi um sucesso! A motorista não recebeu nenhuma penalização durante o teste.
E de quebra, conseguiu uma paquera - o instrutor. "Lindo de morrer, muito gatoo", afirma Gabriela.

:-) Carlos Ismael Moreira