quinta-feira, 30 de outubro de 2008

FM com cara de AM

por Marco Júnior, Jonathan Gonçalves, Tafael Medeiros e Rodrigo Pires

Imagine há 10 anos alguém afirmando aos quatro ventos que duas das mais tradicionais rádios do Rio Grande do Sul transmitiriam sua programação pelas ondas do FM. No mínimo seria chamado de maluco pelos “guaibeiros” e “gauchistas” de plantão. Em 2008 isto é uma realidade, e tanto a Rádio Gaúcha quanto a Rádio Guaíba já estão transmitindo suas atrações em freqüência modulada. A novidade foi muito bem recebida pelos ouvintes, pois, existe um grande número de aparelhos celulares e MP3 players que possuem rádio e sintonizam apenas emissoras de FM. No entanto há, ainda, quem opta pelo bom e velho AM.

A passagem para o FM é uma atualização da Rádio. No mercado já não se encontram receptores de AM. Os rádios grandes com antena e várias faixas de onda estão em desuso. "Vivemos a era da portabilidade", afirma o coordenador de esportes da Rádio Gaúcha, Cleber Grabauska. Para ele além de representar uma atualização, a transmissão no FM trouxe também um aumento na audiência da rádio, e uma renovação entre os ouvintes. "O FM não trouxe apenas mais pessoas para a audiência da Gaúcha, mas também pessoas mais jovens," relata o radialista. Outro ponto a ser destacado é a possibilidade de ouvir um som de maior qualidade. "O som no FM é mais limpo que no AM," afirmou o Pediatra Ruben Rocha.

Mas nem só vantagens são apontadas neste novo contexto que vivem as duas rádios, o alcance do FM é bastante inferior ao do AM. Para os saudosistas o AM jamais será substituído, apesar da melhoria no som, eles ainda ouvem suas rádios favoritas via Amplitude Modulada, é o caso do aposentado Edison Ávila: " Desde que esta novidade foi colocada no ar, eu nunca sintonizei nem a Gaúcha nem a Guaíba no FM, sou um apaixonado pelo AM", confessa Ávila.

Nenhum comentário: