segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Buenos Aires, muy bela!

Por Rani Vargas
(Fotos: Recoleta, Caminito, Casa Rosada, Obelisco, Puerto Madero, Palermo e San Telmo.)


A capital da República Argentina encanta por sua magia e beleza, que se espalham pelos quatro cantos da cidade. O local é o centro cultural de maior importância do país e um dos principais da América Latina.


Turistas de todas partes do mundo chegam a Buenos Aires esperando conhecer seus inúmeros pontos turístico, culinária e, claro, o tango. Casais se entrelaçam com as pernas em um ritmo envolvente, e se apresentam em praças, teatros e pubs, mostrando ao público de fora toda a beleza da dança tradicional argentina.


A gastronomia portenha também se destaca como um aspecto a ser conhecido. “Quem vem a Buenos Aires não pode sair sem provar a paella e os helados Fredo”, conta o músico argentino Gera de Marco. Na capital, é possível se deliciar com diferentes tipos de cozinhas, onde massas, carnes e saladas são as especialidades.


Segundo o guia turístico Diego Cerbello, é impossível indicar apenas um local para visitação na gigante Buenos Aires. “Não por que é onde moro e por que é meu trabalho, mas tudo aqui é muito vistoso, muito bonito. Os turistas devem vir com tempo para poder desfrutar das maravilhas que a cidade tem”, afirma.

Pontos Turísticos Imperdíveis!
- Casa Rosada, na Plaza de Mayo, centro. Construção onde hoje é a atual sede do Poder Executivo da Argentina.
- Obelisco, na Avenida 9 de Julio, centro. Monumento símbolo da cidade, comemorativo à segunda fundação.
- Puerto Madero, zona Leste da cidade. Rico em propostas e atrativos para o turismo e onde se localiza o antigo porto de Buenos Aires.
- Calle Florida, no centro da cidade. Zona de comércio mais famosa da região, onde se encontra a luxuosa Galería Pacífico.
- Livraria El Ateneo, bairro Santa Fé. Antigo cine-teatro Gran Splendid que hoje, em mais de 1000m² de área, dá espaço a livros e cultura em geral.
- Feria de San Telmo, no bairro de San Telmo. Feira popular que reúne artistas de rua e comerciantes de variada oferta de elementos históricos, móveis, porcelanas, artesanatos, etc.
- Caminito, bairro La Boca. Espaço tradicional de exposições de artistas plásticos com a temática do bairro.
- Recoleta. O espaço mais característico deste bairro é, sem dúvidas, o cemitério, famoso pela majestuosidade de seus mausoléus e ilustres lá sepultados.
- Palermo. É o bairro com maior número de espaços verdes em parques, bosques e praças. Também se destaca por seus pubs temáticos, bares e cafés literários.


A gaúcha Fernanda Albuquerque, que visitou Buenos Aires pela primeira vez, ficou encantada e deu seu recado: “Gente, é muita coisa bonita! Não sei nem pra onde ir, pra onde olhar... Queria ter muito tempo para passear por tudo aqui, vale muito a pena. Quem foi uma vez sempre acaba voltando”!

Um comentário:

Cleidi disse...

Fiquei com vontade de visitar B.A! Amei!