quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Cabelos, cheios de vida no verão!

Por Daniela Rabaldo



Cabelos bonitos e bem tratados melhoram até mesmo a auto-estima, já que estão relacionados à aparência, principalmente para as mulheres. Os fios no verão, precisam de alguns cuidados especiais e podem ficar bonitos, sim. O fio é envolvido em uma película chamada de cutícula, como se fossem escamas. Toda vez que essa cutícula, é agredida e a estrutura modificada, o cabelo está sujeito a modificações.

De acordo com o médico dermatologista Valcinir Bedin, “no verão, o sol agride os cabelos o tempo todo, a radiação ultravioleta atinge a cutícula e faz com que ela perca a característica fundamental de encaixe, e permita aberturas que acabam favorecendo a agressão de poluentes e de agentes físicos e mecânicos”. Por isso, ressalta que é importante, de alguma forma, proteger o cabelo contra as radiações durante todo o verão. “Usar chapéus, protetores especiais, ficar à sombra e evitar o sol excessivo”, são as recomendações do dermatologista.

E quais modelos farão a cabeça neste verão?

Uma opção boa que os cabeleireiros ditam para esta estação é algo que você mesma poderá fazer: um belo penteado rabo de cavalo, fica show. Mas também, poderá optar pelo alisamento marroquino, uma forte tendência para o cabelo em 2009.

As tranças prometem serem hits do verão 2009. Depois de virarem as queridinhas dos hairstylists nas passarelas das principais semanas de moda brasileira, elas devem fazer a cabeça da mulherada na estação mais quente.


A trança é uma boa pedida para encarar tanto o dia quanto a noite. Para o dia, o penteado deve ser mais solto e puxado para o lado. Pode também ser combinado com um visual hippie-chique. Já para a noite, as opções ficam com as tranças mais elaboradas, bem presas à cabeça.
Outra dica que parece fazer a cabeça das mais descoladas em 2009 são os dreadlocks! A cabeleireira Jô Mercedes explica como você poderá fazer os dreads em casa mesmo.

O Cabelo Ideal

Em primeiro lugar, você deve deixar os seus cabelos crescerem ao menos até o queixo, idealmente um pouco mais, já que uma parte do tamanho do cabelo é perdida. Cada pessoa perde um tamanho diferente, depende do tipo do cabelo.


A Técnica

- Comece com o cabelo limpo e seco. Essa história de que cabelo sujo e melhor para dreadlocks é mito. A oleosidade lubrifica e impede a formação das tranças.
- Separe o cabelo em mechas, começando com a parte de baixo do cabelo e indo até a parte da frente. É aqui que você decide como você quer as tranças - As mais grossas são mais fáceis de manter. Normalmente os dreadlocks têm no mínimo um cm de espessura e no máximo dois, mas depende muito do seu cabelo e do que você quer. Prenda cada mecha com uma borrachinha.
- Penteie a mecha de baixo para cima, começando pela raiz e indo até o final da mecha. Faça isso algumas vezes por mecha, até sentir que o nó está firme. Não se esqueça de tirar a borrachinha antes disso.
- Você pode usar cera de cabelo também, mas só depois que a mecha estiver trabalhada.
- Enrole o dread ao aplicar a cera.
- Continue o processo até que o cabelo esteja todo com dreads e cera.
- Ao finalizar, passe secador de cabelo no máximo nas mechas, para “derretê-las”. Aqueça as mechas até que a cera derreta, então enrole o dread novamente para selá-lo.


Agora, algumas dicas:

- Para facilitar o processo, você pode fazer uma permanente antes. Pense bem, porque esse é um processo sem volta...
- Firme os seus dreads por ao menos 2 meses, tempo o suficiente para que eles “travem” no lugar.
- Muitas pessoas acham que a única forma de se desfazer dreadlocks é raspando o cabelo. Isso não é verdade. Existem algumas formas de desfazer dreadlocks, como cortar os cabelos em seis cm, empapá-los em condicionador e pentear bastante.

Nenhum comentário: