quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Comidas Afrodisíacas: Mito ou Verdade?

por Cláudia Jobim e Eliane Costa

Uma combinação de temperos pode fazer toda a diferença num prato culinário e também na vida a dois. O ato de cozinhar tem o poder de mexer com a sensualidade e estimular sensações de prazer humano. Por exemplo, estudos revelam que o chocolate ajuda na produção de endorfina, a química da felicidade. Já o gengibre, atua como vasodilatador. É ele que dá aquela sensação do sangue correndo mais rapidamente pelo organismo.

Uma pesquisa recente da USP mostra que os afrodisíacos são bebidas, comidas ou aromas, que têm por objetivo potencializar o prazer sexual. Desde os primórdios, a humanidade já procurava por estes estimulantes para poder aproveitar mais os deleites da vida. Como a maioria das receitas foi transmitida de forma oral, muito se perdeu com o passar dos anos, mas algumas ainda se mantêm viva até hoje, como o caso da catuaba, ostras, entre outros.

Para a psicóloga Anne Griza, muitas das substâncias usadas em épocas passadas não têm nenhum poder de aumentar o desejo sexual. Ainda não é comprovado que os afrodisíacos funcionam realmente, ou o que acontece não é nada além de sugestão psicológica. "O que se sabe é que algumas substâncias agem no cérebro humano a fim de proporcionar sensações agradáveis, mas não necessariamente excitatórias. Apesar disso, muitas pessoas no mundo ainda consomem produtos afrodisíacos, bem melhores do que os antigos, como balas e bebidas que supostamente aumentam o desejo e prazer sexuais", avalia a doutora.

Voltando na história, a palavra "afrodisíaco" deriva do nome Afrodite, deusa do amor na mitologia grega. Na gastronomia, a deusa grega dá nome a uma série de ingredientes e receitas que, dizem especialistas, aumentam o apetite sexual ou ao menos são visualmente excitantes. "Uma receita para ser considerada afrodisíaca precisa ter pelo menos um ingrediente com esse poder e tem de ser atraente ao olhar", explica o botânico Gil Felippe, no livro "No Rastro de Afrodite - Plantas Afrodisíacas e Culinária" de 2004.

Sobre o assunto, a jornalista e apresentadora de um programa culinário, Rosaura Fraga, comenta que a descoberta de novos temperos faz parte de um ritual e fica muito melhor quando podemos compartilhar com quem se ama. " Toda a comida é afrodisíaca , o ato de comer é um instinto primário , nascemos sabendo que precisamos nos alimentar , assim como os relacionamentos , é uma questão de conjugar ... Tudo fica muito bom quando estamos com quem queremos bem. Qualquer salada verde fica inesquecível!" ressalta Rosaura.


E para quem quiser impressionar alguém, Rosaura dá a dica : " Recomendo cuidado ao querer impressionar, principalmente quem não conhecemos ... não é correto servir iguarias muito exóticas , temperos muito fortes , carnes cruas ou caça , agridoces , etc... Corremos o risco de morrer na praia.

Cautela ... Vamos nos aventurar a fazer um prato pela primeira vez , só se formos servir os amigos íntimos e parentes, convidados especiais merecem degustar a sua especialidade, aquilo que você realmente faz muito bem. Fora isto , seja original, não tente ser ou apresentar aquilo que você não é ... opte por saladas verdes, queijos fatiados , delicados pães , uvas na decoração , frios , patês e torradinhas ... principalmente para uma noite romântica.

Sempre faça coisas que você tem segurança , ande pelos caminhos certos com passos firmes. Não sinta vergonha em receber , pois você está fazendo o melhor que pode e os outros vão saber reconhecer isto".

Mito ou não, a verdade é que na premissa "entre quatro paredes vale tudo", na cozinha o mesmo acontece. E para atiçar ainda mais a líbido uma receita simples e fácil de fazer. E vale usar toda a criatividade para complementar o prato:


Salada de Kani-Kama com Abacaxi

Ingredientes:
2 pacotes de kani desfiados
1/2 cabeça de alho, amassada
Sal temperado a gosto
1 pimenta do reino
1 salsinha, salsinha picada
1 Hortelã
1 azeite de oliva
1 Rodelas de abacaxi maduro sem miolo
2 mangas haden maduras
2 pés de alface brotos
1 limão
1 colher de sopa de óleo

Modo de fazer:
Numa panela coloque o óleo e refogue o alho amassado. Adicione o restante dos temperos e o kani desfiado e refogue em fogo médio. Tire do fogo e enfeite com manga, abacaxi, alface e o hortelã.

Fonte: http://www.avidasecreta.com/

2 comentários:

Lisiane de Assis disse...

Hummm! Já copiei as receitas!


Beijos!

Unknown disse...

Hummm! Que delícia! Adorei.
Bj
Michele